Após dois anos de realização online, o Festival de Cinema de Caruaru retoma sua versão presencial para 2022. A nona edição do evento  contará com oito mostras competitivas, além de atividades educativas voltadas para o audiovisual. Também serão realizadas exibições nas escolas públicas da cidade, com filmes voltado para o público infantil e adolescente.

Ao todo, foram recebidas 745 inscrições de filmes, das quais foram selecionadas 78 obras para serem exibidas em competição, sendo 5 longas-metragens e 69 curtas. A curadoria foi realizada por uma equipe de quatro profissionais: o cineasta e idealizador do festival, Edvaldo Santos, o ator e diretor Luciano Torres e as jornalistas Priscila Urpia e Stephanie Sá.

A seleção foi diversa e contempla realizadores de 16 estados (Pernambuco, Paraíba, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Maranhão, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Amazonas, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Sergipe), além do Distrito Federal. A Mostra Latino-americana ainda inclui filmes de outros quatro países: Cuba, Paraguai, Peru e Argentina.

Um dos diferenciais da edição é a presença da Mostra Vídeo Clipe, que conta com 12 trabalhos deste formato, vindos de diversos pontos do Brasil.

canais