Premiação

MOSTRA AGRESTE
Melhor Filme

Abrição de Portas, dir Jaime Guimarães, Campina Grande – PB

Justificativa: A combinação de misticismo, realidade e cultura popular no contexto do Reisado de Zé de Moura, no sertão da Paraíba, nos oferece uma rica base entre crenças tradicionais e sobrenaturais, contadas pela história de um povo. O filme entrelaça elementos místicos, com uma fotografia impecável conduzida pela sensível direção de Jaime Guimarães, que passeia entre narrativas do que são as histórias folclóricas e até onde vai a realidade, com depoimentos que abraçam o saudosismo e a paixão por um tempo que outrora dominava o imaginário popular, onde ainda permanece vívido como forma de manter o mistério e a lenda de Zé de Moura. O filme traça depoimentos e imagens que nos envolve em uma história profunda que só mesmo os sertões nos oferecem.

Melhor Filme do Júri Jovem

Arte e Pólvora, dir. Emilly Eduarda Marques, Caruaru-PE

Justificativa: O curta consegue contar a história dos bacamarteiros de forma autêntica e cativante, fazendo transbordar a riqueza presente nessa tradição. A fotografia é um deleite visual, com suas cores exalta os tons característicos externalizados nos trajes, nas armas e no próprio agreste onde esse costume é cultivado. Cada cena é cuidadosamente enquadrada e composta, transformando o cenário do agreste em uma verdadeira pintura em movimento. A atenção aos detalhes e a escolha cuidadosa das imagens contribuem para a imersão do público na cultura local, enriquecendo a experiência de assistir. A narrativa construída revela uma sensibilidade notável por parte da equipe de produção, que conseguiu capturar não apenas os fatos históricos, mas também as emoções intrínsecas às vivências das personagens.

Melhor Direção

Jaime Guimarães do filme Abrição de Portas

Melhor Roteiro

Virgínia Guimarães do filme Filhos Ausentes

Melhor Fotografia

Breno César do filme Abrição de Portas

Melhor Direção de Arte

Jansen Barros e Virgínia Guimarães do filme Filhos Ausentes

Melhor Desenho de Som

Romero Coelho do filme Abrição de Portas

Melhor Ator

Erick Marinho do filme Em Algum Lugar do Tempo

Melhor Atriz

Joana Marques do filme Confins

Melhor Pôster

André Medeiros do filme Tudo o que Restou

MOSTRA BRASIL

Melhor Filme

Big Bang, dir. Carlos Segundo, Uberlândia-MG

Justificativa: Big Bang se caracteriza como um curta de reflexão social e política retratado em diversas vezes na consciência de classe exposta pelos personagens e dirigida brilhantemente pelo diretor.

Destacamos o dialogo da fotografia com o desenho de som que contam a história de maneira excepcional. Os planos, enquadramentos e recortes do curta proporcionam um mergulho na visão de mundo de Chico.

Ressalto a profundidade do trabalho de atuação de Giovanni Venturini, protagonista da narrativa, que nos faz mergulhar no seu personagem solitário, dramático e misterioso. Venturini brilha em tela em todo momento que aparece; é uma composição de caráter único e reflexivo.

Carlos Segundo faz um trabalho impecável na direção desta obra audiovisual, nos conduz as diversas sensações do protagonista com maestria, deixando claro a sensibilidade em guiar a narrativa de um personagem tão emblemático.

Melhor Filme do Júri Jovem

Ela Mora Logo Alí, dir. Rafael Rogante e Fabiano Barros, Porto Velho-RO

Justificativa: O curta-metragem traz uma narrativa profunda retratando de forma sensível e emocionante uma jornada inspiradora. Com uma excelente fotografia, captura perfeitamente a essência do amor incondicional de uma mãe, a força que ela encontra em situações desafiadoras e a importância de nunca desistir, mesmo quando as adversidades parecem esmagadoras. A direção habilidosa, as atuações autênticas e a trilha sonora tocante se unem para criar uma experiência cinematográfica memorável. A temática do analfabetismo é tratada com tanta sensibilidade que transforma o filme em uma obra de arte extremamente emocionante tocando os corações de todos que a assistem.

Melhor Direção

Renan Montenegro do filme Nada se Perde

Melhor Roteiro

Igor Cerqueira do filme Nada se Perde

Melhor Fotografia

Fernando Macedo do filme Último Domingo

Melhor Direção de Arte
Chiara Sengberg e Rafaela Franco do filme Fora do Domínio

Melhor Desenho de Som
Antoine Bertucci do filme Big Bang

Melhor Ator

Chico de Assis do filme Uievô Opará

Melhor Atriz

Jéssica Elen do filme Ultimo Domingo

Melhor Pôster

Pescadoras em rede: As Mulheres da Gamboa de Baixo

MOSTRA LATINA-AMERICANA
Melhor Filme

Elena, dir. Diana Muñoz, México

Justificativa:

MOSTRA FANTÁSTICOS
Melhor Filme

Surpresa!, dir. Jorge Filho, Recife-PE

Justificativa:

MOSTRA ADOLESCINE
Melhor Filme

Eu Youtuber, dir. Rodrigo Sena, Natal-RN

MOSTRA INFANTIL
Melhor Filme

Amei te Ver, dir. Ricardo Garcia, Atibaia-SP

Scroll to top