Oficinas

Construções Textuais de Júri e Crítica Cinematográfica

Ementa: Um grande desafio é construir um texto convidativo e coerente. A partir do estudo das teorias do cinema, da história do cinema, da criação e evolução da linguagem cinematográfica esta oficina instiga os participantes para fazerem análise fílmica e construírem seus próprios textos com métodos próprios. Será sugerida uma bibliografia para posterior aprofundamento. Ao final desta oficina será organizado o júri Jovem do Festival de Cinema de Caruaru com os participantes.
Ministrante: Edvaldo Santos é Pós-graduado em Cinema e Linguagem Audiovisual, Psicopedagogia, Sociologia e Tecnologias na Educação. É professor da rede pública estadual de ensino de Pernambuco. É idealizador do Festival de Cinema de Caruaru. Como diretor e roteirista tem dez curtas-metragens finalizados. Atua como membro de júri em festivais de cinema. É montador, diretor de fotografia e produtor de cinema.
Local: ETE Nelson Barbalho 
Data: 07 à 11/08/23
Horário: 14 às 18 horas
Público alvo: Público em geral com idade entre 18 e 28 anos.

Montagem – O que se torna filme

Ementa: Nesta oficina, será explorado o conceito da montagem de forma analógica, desde a sua origem até a criação de um filme. Analisaremos como a montagem, como técnica cinematográfica, é capaz de transformar uma série de imagens em uma narrativa visual envolvente e emocionante.

Ministrante: César Caos é um editor e montador de vídeos, com uma paixão pelas diversas linguagens do audiovisual. É cinéfilo desde sua infância, criou e participou de cineclubes em Caruaru onde sentiu sede de contar histórias levando-o a se especializar na edição e montagem, onde desenvolveu um olhar peculiar para a fotografia de cinema e a habilidade de roteirizar, encontrando novas possibilidades de narrativa na ilha de edição. Com mais de 10 anos de experiência na área, trabalhou em uma variedade de projetos, incluindo curtas-metragens, longas-metragens, documentários, minisséries e programas de TV, expandindo assim seu campo de conhecimento e expertise. Ao longo de sua carreira, Cesar Caos participou de projetos notáveis, exercendo diferentes funções além da edição e montagem.
 
Local: ETE Nelson Barbalho
 
Data: 15 a 17/08/23
 
Horário: 14 às 18 horas
 
Público alvo: A oficina é voltada para estudantes, entusiastas de cinema, profissionais da área audiovisual e qualquer pessoa interessada em aprender sobre o processo de montagem cinematográfica. Não são necessários conhecimentos prévios específicos, tornando-a acessível para iniciantes.
Scroll to top