juri

FANTÁSTICOS

Mary Queiroz

É crítica de cinema e integra o programa “Clube do Filme”. Com uma formação técnica em Rádio, TV e Internet e especialização em audiovisual, Mary Queiroz combina um profundo conhecimento técnico e uma paixão pelo cinema. Sua experiência na análise e crítica de filmes contribui para uma visão detalhada e envolvente das produções cinematográficas.

Carlos Antonio de França

Comunicador, pesquisador e professor. Formado em Letras (UNOPAR) e em Comunicação Social (UNIFAVIP/Devry). Já atuou como coordenador do curso de Produção de Áudio e Vídeo da ETENB. Atualmente ministra disciplinas de Linguagem, Captação e Novas Tecnologias do Audiovisual do curso de Produção de Áudio e Vídeo da Escola Técnica Estadual – Nelson Barbalho. Desenvolve semestralmente projetos de vídeos documentários e videoclipes musicais em diversos formatos, modos de produção e abordagens; É um grande incentivador do pensamento reflexivo e crítico no audiovisual. Já foi aprovado três vezes consecutivas pelo programa de extensão da FACEPE, a fim de resolver problemas que atendam às necessidades das empresas ou governo de forma inovadora e com o cunho audiovisual.

Maria Ferrera

Em 2014 iniciou a criação do projeto “Negro”, voluntariou como fotógrafa no projeto Sul Africano denominado: “The Street Store Caruaru” em 2015, ganhou o 2º lugar no Concurso de melhor fotografia no Festival Halleluya de Artes Integradas em Natal, realizou fotografia de Still e direção nos documentários da série “Caru, Asé” em 2020, junto ao Conselho de Igualdade Racial. Fez o acompanhamento fotográfico de registro da construção do primeiro terreiro de candomblé Angola de Caruaru, denominado “N’zo Riá N Dandalunda”. Colaborou nos projetos ‘Batalha do Marco O som que vem das ruas’ sendo selecionado no festival de cinema equatoriano Festival de Cine Atuk junto a outra produção caruaruense, e “João do Pife de Caruaru” de Urbano Leafa no ano de 2018 como diretora de fotografia, em 2021 concluiu o curso técnico de Produção de Áudio e Vídeo na Escola Técnica Estadual Nelson Barbalho.

LATINO-AMERICANA

Kennel Rógis

É natural de Coremas-PB, Administrador por formação (UEPB/2011) realizador audiovisual por vocação. Foi monitor do Projeto ViAção Paraíba – circulando pelo interior nordestino com oficinas de cinema junto ao cineasta Torquato Joel (2008 – 2015). Com os filmes “Travessia (2011), Sophia (2013), O grande amor de um lobo (2018), Cine Aurélio (2021), circulou por telas de importantes festivais nacionais e internacionais conquistando mais de 100 prêmios. É idealizador e coordenador do Festival Curta Coremas (Com 8 edições), além de atuar como diretor de fotografia, montador, roteirista e consultor em diversos projetos. Trabalha ainda na cobertura de eventos e festivais de cinema. É orientador na oficina CINEMANDO, levando teoria e prática cinematográfica para leigos e profissionais.

YTHALLA MARAYSA

Designer e fotógrafa caruaruense. Formada pela UFPE Campus Agreste. Em seu trabalho os temas mais recorrentes são: memória, corpo e o cotidiano. Atua no mercado criativo e tem como foco trabalhar nas áreas de design gráfico, direção de fotografia e still para projetos culturais. Trabalhos recentes no audiovisual: assistente de fotografia em “Território em Trânsito, 2023” de Henna Costa. Stiil no curta de ficção “Chiquinho da Rata, 2022” de Cesar Caos e recentemente fez a direção de fotografia do curta documental “Retrato de um Forró (em produção) de Gabriella Ambrósio.

Alexandre Soares

Produtor audiovisual, curador e diretor dos festivais Curta Taquary, Poesia na Tela e Criancine.  Estudou “Guion cinematográfico” e “Curadoria, gestão e network de festivais de cinema” na EICTV (Cuba). Atua no audiovisual desde 2005 na formação, difusão e produção de obras de curtas, longas metragens e produtos para TV. Produziu obras exibidas em mais de 100 festivais e mostras nacionais e internacionais, entre elas: Cannes, Biarritz (França), Busan (Coréia do Sul), Havana (Cuba), Brasília (DF), Gramado (RS) e Tiradentes (MG). Colaborou com a curadoria dos festivais internacionais:  Thessaloniki LGBTQIFF (Grécia), LABRFF(EUA), Hacelo Corto (Argentina), Antofadocs e Muestra Polo Sur (Chile). Atua em ações de reflorestamento e recuperação de áreas nos biomas Caatinga, Brejo de altitude e Mata Atlântica, além de recomposição de matas ciliares do Rio Capibaribe.

AGRESTE

Priscila Urpia

Jornalista, curadora, produtora, realizadora, cineclubista e fotógrafa. Especialista em Estudos Cinematográficos (UNICAP). Atua na curadoria e júris de festivais/ mostras audiovisuais. É curadora permanente do Cine Philos e do Festival Internacional de Artes Gráficas de São Paulo – Finart. É diretora executiva da Bem Dita Pauta, jornalista responsável da Revista Philos, e coordenadora de produção, corroteirista e co-apresentadora de programas de rádio e podcasts audiovisuais (Sala de Cinema, Os Cinemas de Rua e o Recife e CineRua Podcast). Trabalha na concepção, produção e execução de projetos em áreas diversas. É autora do projeto ‘Ovelhas’ e atualmente está em fase de desenvolvimento do seu primeiro livro ‘Relatos de Ovelhas’. É filiada à Associação Brasileira de Documentaristas de Pernambuco / Associação Pernambucana de Cineastas (ABD/APECI) e integra o coletivo #CineRuaPE junto ao Cineclube CineRua.

Rafael Anaroli

Rafael Anaroli é um artista da cidade de Condado. Acumula mais de vinte produções audiovisuais entre curtas, webseries, séries e novelas – em sua maioria na função de ator, mas também com experiência em assistência de direção, produção, direção, roteiro e preparação de elenco. Dirigiu e escreveu o curta Quebra Panela (com exibição em mais de 30 mostras e festivais pelo país, acumulando mais de 20 prêmios). Também coordena os projetos Figura Ou Personagem (oficinas de atores para o interior) e o Festival de Filmes No Sétimo Dia.

Heitor Soares

Nascido em Fernando de Noronha, Heitor foi educado em Recife e reside em Caruaru onde leciona no curso de Produção de Áudio e Vídeo da ETE Nelson Barbalho. Desenvolve trabalhos na área de produção, roteiro para produtos audiovisuais e pesquisa cinema brasileiro no programa de pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco.

BRASIL

BERTRAND LIRA

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), cineasta, dirigiu diversos documentários de curta, média e longa-metragem premiados em festivais no Brasil e no exterior, entre eles o JVC Grand Prize do 26º Tokyo Vídeo Festival de 2004. Foi aluno de estágios em documentário no Atelier de Réalisation Cinématographique (VARAN) em Paris (1982 e 1986). Autor dos livros “Luz e Sombra: significações imaginárias na fotografia do cinema expressionista alemão (2013)” e “Cinema Noir: a sombra como experiência estética e narrativa” (2015). Curador e membro de júri em diversos festivais de cinema a exemplo do Festival de Gramado (RS), Festival de Brasília (DF), Cine Pe, Fest Aruanda, Festival de Vitória (ES), Goiânia Mostra Curtas (Goiânia-GO) For Rainbow  e Thessalonik LGBTQI+ Festival (Grécia), Circuito Penedo de Cinema, entre outros.

Adson Alves

Já trabalhou como diretor, produtor e diretor de fotografia em diversos filmes, apresentador e repórter em podcasts e programas de rádio, cinegrafista e fotógrafo, editor de vídeo e áudio, variando desde produções artísticas, comerciais, educacionais e na área da saúde. Educador em instituições de ensino público, redes privadas e em cursos e oficinas curtas e de longo prazo. Mestre em Educação e Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC/UFPE – 2017), formado em Rádio, TV e Internet/Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE – 2016).

Jorge Baía

Iniciou sua carreira como ator no Grupo Feira de Teatro Popular de Caruaru, morando em Salvador desde 1999, iniciou seus trabalhos no audiovisual. Sendo realizado de alguns curtas metragens. com a Temdende Produções participou como diretor e assistente de direção em várias produções, são mais de 25 documentários para Canais de TV abertos, fechados, Streams, curtas e longas metragens. Nesse período trabalhou junto a diversos diretores como Ruy Guerra (Moçambique), Pola Ribeiro (BA), Vania Lima (BA), Jorane Castro (PA), Caio Coutinho (BA), Diogo Oliveira (MG), Nelson Foerster (PE), Walkiria Hamu (SP), dentre outros.

Scroll to Top