Oficina de Roteiro para Cinema e Vídeo
As aulas irão abordar as ferramentas de construção narrativa para o cinema e as etapas de elaboração do roteiro.
Ministrante: Bertrand Lira
Datas: 8 a 12 de março
Horário: 14h às 18h
Local: Ambiente Virtual de Aprendizagem
Bertrand Lira é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Metodologias da Comunicação. Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professor aposentado do curso de Mídias Digitais (Demid) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) da Universidade Federal da Paraíba.
Oficina O Corpo em Cena
Ao longo dos encontros, os estudantes aprenderão técnicas de movimentação corporal para a construção de personagens no cinema.
Ministrante: Viviane Monteiro
Datas: 15 a 20 de março
Horário: 14h às 18h
Local: Ambiente Virtual de Aprendizagem
Viviane Monteiro é atriz, dramaturga, roteirista e diretora pernambucana. Nascida em Caruaru, seu primeiro contato com as Artes Cênicas foi em 2003 em um curso promovido pela Globo Nordeste na cidade do agreste. Estudou Comunicação Social em Recife e mudou-se para São Paulo em 2012 para cursar Pós Graduação em “Corpo: Dança, Teatro e Performance” e um curso técnico para atores na Escola de Atores Wolf Maya. Foi atriz de Antunes Filho (CPT – SESC) por dois anos e atuou em sua última montagem “Eu estava em minha casa e esperava que a chuva chegasse” que ficou em cartaz em 2018 e 2019. Entre 2015 e 2019 atuou em Séries para a GloboPlay, Telecine Touch, Canal Sony e Canal Brasil. Em 2017 fundou o Grupo de Teatro Lâmina e 2020 escreveu e dirigiu uma peça remota com a Cia. Em 2021 prepara-se para filmar um Curta metragem também de sua autoria. Há dez anos, sua pesquisa consiste em estudar e desenvolver técnicas de teatro que são fundamentais para fazer cinema, como o sotaque e técnicas de respiração, por exemplo. São técnicas de corpo e voz que dão autonomia ao ator para criar em qualquer universo proposto pela Sétima Arte.
Documentando
Nesta formação os participantes terão acesso a três módulos de aulas que abordarão a história dos documentários, os elementos do cinema, como roteiro, produção e direção e os processos de finalização e distribuição de filmes.
Ministrante: Marlom Meirelles
Datas: 3 a 24 de março
Horário: Ambiente Virtual de Aprendizagem, com aulas pré-gravadas e 4 encontros ao vivo, às quartas-feiras.
Marlom nasceu em Bezerros, cidade do agreste de Pernambuco. Durante seus estudos pesquisou sobre a relação entre o cinema e novas plataformas tecnológicas, tendo como principal viés a análise de meios alternativas de produção e difusão de conteúdo audiovisual. Estudou na Faculdade Maurício de Nassau, no Recife, onde integrou a segunda turma de cinema do Norte e Nordeste, onde dirigiu seus primeiros filmes. Aos 21 anos fundou sua produtora Eixo Audiovisual, que tem mais de dez anos de atuação. Seu curta-metragem A Emparedada da Rua Nova, livremente inspirado no romance homônimo de Carneiro Vilela, foi vencedor do Cel.U.Cine – Festival de Micrometragens no ano de 2010. Em 2012 Meirelles ganhou o Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero com um projeto chamado Entre Mulheres, um documentário de média-metragem sobre aspectos de gênero no universo feminino. O documentário teve cenas exibidas na entrega do prêmio Ordem do Mérito Cultural, na presença da ex-presidente do Brasil Dilma Roussef. Posteriormente lançou o filme de suspense Olhos de Botão. No ano de seu lançamento o filme foi convidado para ser exibido no David Rockefeller Center for Latin American Studies, em Harvard, em workshop ministrado por Marlom. Estrelado pela veterana Zezita de Matos, foi vencedor de mais de 25 prêmios em festivais nacionais e internacionais, tendo feito excelente carreira e alcançado boas críticas. O crítico de cinema Andrey Lehnemann o elegeu como sendo um dos três melhores curtas-metragens nacionais lançados naquele ano. Produtor executivo do curta-metragem Iluminadas, dirigido por Gabi Saegesser, e editor do longa-metragem One Day We Arrived to Japan, co-dirigido pelo norte-americano Aaron Litvin e pela paulistana Ana Paula Hirano. Marlom idealizou o Curta na Serra – Mostra de Cinema ao Ar Livre e o NUVEM – Festival de Música de Serra Negra, festivais que acontecem no agreste de Pernambuco.